sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Os Ensinamentos de Amenemope

Os ensinamentos de Amenemope servem como testemunho para a felicidade.
Esse autor, tem uma questão que atravessa toda a obra , a virtude do silêncio ou ética da serenidade tomando como alvo da arte de usar o discernimento.
A nossa leitura do texto pretende recobrir dois objetos que encaram o projeto filosófico egípcio de Amenemope , que informa as duas possibilidades para a obtenção de uma vida serena: (1) caminhos da barca e (2) a medida da balança. Esses elementos da filosofia de Amenemope integram o que denomino de ética da serenidade.

(1) Os caminhos da barca

A barca circunscreve ideias como experimentar, degustar, testar o gosto e participar de uma experiência que não seja ordinária.  A barca carrega a ideia de que a travessia  é uma experimentação. Ou ainda, a possibilidade de fazer um novo caminho , ou ainda, percorrer o mesmo destino para compreender , aprender e ensinar.

(2) A medida da balança

Na cosmovisão egípcia a balança é um signo que remete á medida da justiça. No texto de Amenemope , a balança aparece como guia importante. No décimo sexto capítulo dos Ensinamentos , o filósofo egípcio adverte: não altere "as escalas nem falsifiques os pesos ou diminua as frações de medida(..) . O macaco posta-se junto á balança". É importante explicar que Macaco é uma alcunha de Toth, esposo de Matt, deus da sabedoria , conhecimentone escrita. As narrativas sobre Matt e Toth indicam e circunscreve o que denominamos de "medida da verdade" ou "peso da verdade".


   Amenemope faz uso da narrativa mítica imprimindo o sentido filosófico. Para Amenemope o silêncio é uma característica própria de serenidade. A serenidade é que permite o discernimento , o conhecimento de uma situação,  das coisas , dos modos como nossa força vital e coração brigam diante de um desejo.
   Ele propõe como ética da serenidade um tipo de reflexão silenciosa que nos coloca diante da balança de Maat para medir as coisas,  as palavras e agir de uma maneira qur a harmonia interna não seja perdida.
   O filósofo propõe um percurso filosófico , o uso da bafca no sentido do estar de bem consigo , a barca é tão somente o significado de atravessar o mundo em busca de si.

O que é a ética da serenidade ?

    As pistas de Amenemope convergem para um aspecto. As características de geru maa , literalmente 'silencioso ou sereno' pelo menos ums questão: a possibilidade de ser feliz.
    De modo simples, uma pessoa feliz é alguém que conhece q si, sabe sobre si porque usa do discernimento e , portanto pode levar uma vida feliz independente do destino.
   Dito de outro modo, a serenidade é uma posição moral sugerida por Amenemope . Mas , para atingir esse estado, o que se realiza discernindo silenciosamente sobre a medida da verdade.

Glória ao Egito: ensinamentos de Amenemope



Um comentário: